Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Denis Debiasi, morre em acidente com trator

A véspera de Natal em Garibaldi foi marcada por uma notícia extremamente triste. O ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, Boa Vista do Sul e Coronel Pilar, Denis Debiasi, morreu na tarde desta segunda-feira, 23/12, vítima de um acidente com trator. Denis tinha 80 anos e completaria 81 no próximo sábado, dia 28.

De acordo com informações dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi, que atenderam a ocorrência junto com o SAMU, a esposa de Denis estranhou sua ausência ao anoitecer, pois ele havia saído para trabalhar na roça no início da tarde e não havia retornado. Um irmão de Denis foi procurá-lo e encontrou o corpo, já sem vida, próximo ao trator. O veículo teria capotado diversas vezes enquanto Denis realizava uma roçada em uma área íngreme. O SAMU atestou o óbito no local.

Denis Debiasi foi uma das principais lideranças sindicais e agrícolas da Serra Gaúcha. Com fortes laços com o meio rural, Denis cresceu trabalhando em meio às videiras com sua família, onde desenvolveu o espírito empreendedor. Na década de 1970, após herdar um pequeno lote de terra, construiu sua própria casa, dividindo seu tempo entre o cultivo e sua nova moradia. Nos anos 1980, para complementar a renda, adquiriu uma Kombi e começou a vender sua produção diretamente ao consumidor.

Engajado com as causas sociais dos trabalhadores rurais, em 1989 foi convidado a integrar a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi. Dois anos depois, em 1991, assumiu a presidência do sindicato, onde trabalhou com dedicação por 25 anos. Entre as lutas que liderou, destacam-se a defesa da aposentadoria para mulheres e a implementação do preço mínimo da uva.

Denis também teve uma importante atuação na Comissão Interestadual da Uva, defendendo as reivindicações de pequenos agricultores. Em 2010, assumiu a presidência do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), onde deu continuidade ao seu trabalho em prol da vitivinicultura.

Denis deixa sua esposa, Naides, três filhos e quatro netos. O corpo ainda aguarda a liberação do Instituto Médico Legal (IML). O velório e o sepultamento, com horários a serem confirmados, devem acontecer nesta quarta-feira, 25/12, na comunidade de Marcorama, interior de Garibaldi, onde ele residia.

Com informações da Rádio Garibaldi.

Sair da versão mobile