Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Decisão foi baseada em falta de transparência e rastreabilidade; Polícia Federal investigará irregularidades

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do pagamento de aproximadamente R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não atenderam aos critérios de transparência e rastreabilidade.

A decisão do ministro também incluiu a instauração de inquérito pela Polícia Federal, atendendo a um pedido do PSOL. A ação baseia-se em suspeitas de irregularidades na destinação desses recursos, oriundos das emendas de comissões permanentes do Legislativo.

Recentemente, o STF referendou por unanimidade a decisão de Dino, que estabelece critérios rigorosos de transparência para a liberação de emendas parlamentares. Essa medida é uma continuidade de um entendimento do STF, emitido em dezembro de 2022, que declarou inconstitucionais repasses realizados sem o cumprimento das normas de distribuição de recursos.

Após essa decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução para alterar as regras de distribuição, mas o PSOL apresentou uma ação contrária ao pagamento dessas emendas. A polêmica levou Dino a tomar medidas mais severas, incluindo a suspensão dos pagamentos e a recomendação para que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses realizados por meio do chamado “orçamento secreto”.

Em agosto de 2024, o ministro determinou que a CGU realizasse uma auditoria detalhada para avaliar a aplicação dos recursos e garantir maior controle sobre o uso das emendas parlamentares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

13 Comentários

    1. Cesar Augusto Somacal ele não vai se eleger com só o teu voto, presisa d 60 milhões d jumento , q hoje pesquisas toda elas dis q Bolsonaro sozinho ganharia d todos juntos

  1. É por esse motivo que essa pior geração eleita que está em Brasília só para lacrar e fazer badernas estão bravinhos e quebrando o país comemos bloqueios de votações importantes…

  2. DINO presidente em 2030 para liquidar de vez com a república das bananinha. Uruguai e Argentina e logo ali 🇦🇷🇦🇷🇺🇾🇺🇾🇺🇸🇺🇸🇮🇱🇮🇱🇮🇹🇮🇹

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo