Crime contra a fauna é constatado pela Brigada Militar em Coronel Bicaco
Em ação integrada com a Secretaria do Meio Ambiente, autoridades encontram galos usados em rinhas, em condições precárias, e apreendem materiais relacionados à prática ilegal
Nesta terça-feira (03/12), policiais militares da Patram de Três Passos, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente de Coronel Bicaco, realizaram uma vistoria na área urbana do município, onde foi constatada a existência de práticas ilegais envolvendo animais.
No local, o proprietário mantinha aproximadamente 45 galos mura, conhecidos por serem usados em rinhas, em condições precárias dentro de um galpão. As aves estavam confinadas em pequenas gaiolas de madeira artesanais, e uma delas apresentava lesões no peito e pescoço, típicas de ferimentos causados por combates.
Os animais permaneceram sob a custódia do autor do fato, que foi designado como fiel depositário. Já o tambor utilizado como arena para os combates entre os galos, assim como uma grande variedade de petrechos destinados às rinhas, foram apreendidos pela Secretaria do Meio Ambiente.
Este caso destaca mais uma vez a atuação das autoridades no combate à prática ilegal de rinhas de galos, uma atividade que envolve maus-tratos a animais e é passível de punições severas conforme a legislação ambiental e de proteção animal. O autor do crime responderá por crime contra a fauna e deverá prestar esclarecimentos sobre a situação sanitária dos animais que permaneceram sob sua responsabilidade.