Comandante dos Bombeiros detalha trabalho de resgate em acidente aéreo em Gramado; 15 pessoas já foram resgatadas

O Capitão Pedro Henrique Costa Sanyudo, comandante da segunda companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Gramado, forneceu novos detalhes sobre o acidente aéreo que ocorreu na manhã deste domingo (22). A aeronave, identificada como um bimotor Piper 40 mil, saiu de Canela antes de atingir uma loja de móveis e uma pousada na Avenida das Hortênsias, em Gramado (RS).

“Estamos realizando o combate ao incêndio da aeronave, que ainda apresenta calor, fumaça e chamas. Paralelamente, seguimos com buscas por possíveis vítimas nos estabelecimentos atingidos”, explicou o capitão. Segundo ele, até o momento, 15 pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas ao hospital de Gramado. Não há informações confirmadas de óbitos.

O impacto destruiu completamente a loja de móveis e causou danos estruturais graves à pousada, descrita pelo capitão como um “estabelecimento multifamiliar”. A casa atingida apresentou danos menores, e o único morador saiu ileso. A fuselagem da aeronave ainda está no local, complicando os trabalhos de resgate e perícia.

O Corpo de Bombeiros está trabalhando com uma equipe de 52 profissionais, incluindo integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e SAMU. “Nosso foco agora é a segurança, tanto dos socorristas quanto das estruturas atingidas, que oferecem riscos devido aos danos causados pelo impacto”, destacou Sanyudo.

As autoridades ainda não possuem informações definitivas sobre o número de ocupantes da aeronave. O capitão afirmou que a aeronáutica está sendo acionada para fornecer mais detalhes sobre o plano de voo do avião, que partiu do aeroporto de Canela. O modelo da aeronave, um bimotor Piper 40 mil, é conhecido por ser de pequeno porte.

+ | Novas informações: Avião de pequeno porte atinge pousada e loja em Gramado (RS); destroços quase atingem posto de combustíveis

Sair da versão mobile