Ações do 3º Batalhão Ambiental resultaram em apreensões de redes, petrechos ilegais e autuações por crimes ambientais em diferentes municípios do estado.
Neste fim de semana (28 e 29), a Brigada Militar, por meio das equipes do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou a Operação Piracema 2024/2025 em rios e barragens do interior do Rio Grande do Sul. A operação teve como objetivo combater a pesca ilegal, proteger a ictiofauna e assegurar o período de reprodução e desova dos peixes.
No município de Aratiba, no Rio Uruguai, durante o patrulhamento embarcado, foram localizados 350 metros de redes de pesca ilegais no leito do rio. Além disso, duas armadilhas do tipo gaiola utilizadas para pesca predatória foram encontradas. Os peixes ainda vivos, presos nos petrechos, foram salvos e devolvidos ao ambiente aquático.
Em Alpestre, o patrulhamento no Rio Uruguai também teve como foco o combate à pesca ilegal. Já em Ronda Alta, na Barragem do Rio Passo Fundo, policiais realizaram abordagens preventivas e vistorias em 32 embarcações. Na localidade de Capão Alto, um homem foi flagrado com 42 anzóis de linhas de espera, materiais usados para pesca ilegal, e foi autuado por crime ambiental.
Na cidade de Nicolau Vergueiro, na Barragem de Ernestina, a equipe encontrou uma embarcação com 50 metros de redes do tipo “feiticeira”, um petrecho extremamente predatório. O responsável foi autuado, e a embarcação foi apreendida conforme o Termo de Apreensão.
Em Iraí, no Rio Uruguai, um homem foi flagrado retirando redes de pesca ilegais das águas. Com ele, foram apreendidos 180 metros de redes e 40 metros de espinhéis. Ele também estava com 39 peixes vivos das espécies Cascudo e Grumatã, que foram devolvidos ao ambiente aquático.
O Comando Ambiental da Brigada Militar segue atuando ativamente no policiamento ostensivo e na fiscalização de rios, lagos e barragens. O objetivo é coibir práticas de pesca ilegal, preservar a fauna aquática e assegurar que o período de piracema aconteça de forma segura.
A população pode colaborar denunciando atividades ilegais relacionadas à pesca através dos canais oficiais da Brigada Militar.