Brigada Militar flagra três homens praticando pesca ilegal na Barragem de Ernestina
Durante operação noturna, foram apreendidos barco, redes e peixes em condições irregulares, além de autuados os responsáveis
Durante a Operação de Combate à Caça e Pesca Ilegal, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, na noite desta quinta-feira (12/12), três indivíduos praticando pesca ilegal na Barragem de Ernestina.
Os policiais militares estavam em patrulhamento embarcado e utilizaram um drone para monitorar a área alagada. Com o equipamento, flagraram os pescadores em atividade ilegal. A equipe do 3º BABM aproximou-se da embarcação e realizou a abordagem, onde estavam três homens.
No interior do barco, foram encontrados redes de pesca e uma grande quantidade de peixes, muitos com tamanhos inferiores ao permitido. Além disso, os indivíduos não possuíam a licença para pesca amadora e tampouco a Arrais Amador, habilitação obrigatória para conduzir embarcações. O barco também não possuía os equipamentos obrigatórios para navegação noturna, nem registro junto à Marinha do Brasil.
Diante das irregularidades, os homens foram autuados por pesca ilegal. Os agentes apreenderam o barco, o motor e os materiais de pesca. Os peixes encontrados, que já estavam mortos, precisaram ser inutilizados devido à má conservação, o que impossibilitou a doação.
O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça a importância do respeito ao período de defeso da Piracema, que visa proteger a reprodução e desova dos peixes. Esse período segue até 31 de janeiro de 2025.