Vento com rajadas fortes vai acompanhar a chuva no feriado, alerta Metsul

A quarta-feira de feriado no Rio Grande do Sul será marcada por instabilidade climática, com chuva intensa e ventos moderados a fortes em diferentes regiões. A atuação de um centro de baixa pressão no Sul do Brasil, aliado a uma zona de alta pressão na Argentina, será o principal responsável por essa configuração. Rajadas de vento entre 50 km/h e 70 km/h são esperadas, com possibilidade de quedas de árvores e galhos em áreas como Porto Alegre, onde a arborização é densa, as informações são da Metsul.

As chuvas mais volumosas devem atingir as áreas próximas à Serra do Litoral Norte, especialmente em localidades como Torres, Morrinhos do Sul, Dom Pedro de Alcântara e Terra de Areia. Nessas regiões, o relevo facilita a formação de chuva orográfica, intensificada pela alta umidade e temperaturas elevadas do Atlântico. O acumulado de precipitação pode ultrapassar 50 mm em pontos isolados, com potencial para alagamentos nas praias.

O período mais crítico será na madrugada e manhã, quando a chuva mais intensa começará pelo Oeste e Centro do estado, avançando posteriormente para os vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Apesar disso, o risco de temporais severos é baixo, devido às temperaturas mais amenas. No entanto, o solo saturado aumenta o risco de deslizamentos em áreas de encosta.

A melhora no tempo deverá ocorrer entre a tarde e a noite, embora algumas áreas no Nordeste do estado possam registrar chuvas persistentes até o fim do dia. A população deve ficar atenta às condições meteorológicas e evitar áreas de risco durante as rajadas mais fortes e os picos de precipitação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo