Última superlua cheia do ano ilumina o céu nesta sexta-feira
Fenômeno será visível em todo o mundo, dependendo das condições climáticas
Nesta sexta-feira (15), será possível observar a última superlua cheia de 2024, um evento especial em que a Lua parecerá maior e mais brilhante no céu, devido à sua proximidade com o perigeu — o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. De acordo com o horário de Brasília, o momento de maior brilho ocorrerá às 18h28.
A distância entre a Lua e a Terra nesta ocasião será de aproximadamente 361.867 quilômetros (km). Para comparação, a distância média entre os dois corpos celestes é de cerca de 384.400 km. A lua cheia acontece quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando completamente a face visível do satélite natural.
Fenômeno visível em condições favoráveis
A superlua será perceptível em todas as regiões do mundo, desde que o céu esteja limpo, sem nuvens ou chuvas. Durante esse evento, os observadores notarão um brilho mais intenso do que o normal.
Origem e curiosidades sobre o termo “superlua”
De acordo com Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, o termo superlua não possui base científica. A expressão foi criada pelo astrólogo Richard Nolle, que definiu que o fenômeno ocorre quando a lua cheia está no perigeu ou até 90% próxima dele. Apesar da falta de rigor científico, o termo se popularizou e passou a ser usado pela comunidade científica para tornar o tema mais acessível ao público.
Segundo a astrônoma, a superlua pode acontecer tanto na fase cheia quanto na nova, desde que ocorra perto do perigeu. A órbita da Lua, por ser elíptica, faz com que a distância entre ela e a Terra varie ao longo do tempo. Quando a Lua está no ponto mais distante, o fenômeno é chamado de apogeu, e quando está no mais próximo, é o perigeu.
Quando observar
Os interessados devem aproveitar o evento, que ocorre de uma a seis vezes por ano, já que a próxima oportunidade para observar uma superlua cheia só acontecerá em 2025.
Foto: Superlua © Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Lua cheia é tão rara que tem que anunciar, para as pessoas verem se perderem a oportunidade só daqui ummmmm mês acontecerá de novo.