A Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou nesta terça-feira, 26 de novembro, o projeto de um novo prédio de 2 mil metros quadrados no Campus-Sede. A construção, que será iniciada em dezembro, tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação da instituição. O investimento total será de R$ 13 milhões, com recursos aprovados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao governo federal. A entrega está prevista para o final de 2025.
A apresentação ocorreu durante a celebração dos 25 anos da Incubadora Tecnológica (ITEC) da UCS, no Bloco 59. A ITEC, ao longo de sua história, auxiliou mais de 60 empresas a entrarem no mercado, tornando-se um dos pilares da Agência de Inovação UCSiNOVA. Segundo a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, “é propósito institucional a consolidação de um ecossistema empreendedor e inovador, motivando a conexão e a colaboração entre startups, empresas e o Parque de Ciência e Tecnologia, mas, principalmente, sinergicamente com professores, pesquisadores, novos talentos e negócios”.
A nova estrutura será anexa ao Bloco 59 e abrigará, além da ITEC, os programas StartUCS e CatalisaUCS. O prédio contará com:
- 20 salas para empresas incubadas, destinadas a atividades administrativas, comerciais e de pequena produção;
- Um FabLab, espaço de 170 m² para fabricação digital e prototipagem;
- Uma arena com capacidade para 100 pessoas, destinada a eventos e apresentações de pitches;
- Duas salas para reuniões em equipes e quatro para reuniões individuais;
- Uma cafeteria aberta à comunidade;
- Uma vitrine tecnológica para exposição de inovações desenvolvidas na UCS.
Segundo o reitor Gelson Leonardo Rech, a UCS atua como protagonista na resolução de problemas reais e na estruturação de novos negócios, conectando cerca de 90 pesquisadores e 50 bolsistas. “A UCSiNOVA promove a articulação entre as demandas da sociedade, entregando soluções inovadoras ao mercado por meio de uma ação colaborativa entre pesquisadores, gestores públicos, empresários e comunidade”, destacou o reitor.
ITEC: 25 anos fomentando empreendedorismo e inovação
Desde 1999, a Incubadora Tecnológica (ITEC) da UCS tem impulsionado o empreendedorismo na Serra Gaúcha, gerando mais de 60 empresas que, juntas, somam faturamento anual de aproximadamente R$ 60 milhões e geram 300 empregos diretos e cerca de 100 indiretos. Com uma taxa de sobrevivência superior a 90% após cinco anos de incubação, a ITEC consolidou-se como peça fundamental no ecossistema de inovação da UCS.