Sistema de bloqueadores de sinais começa a operar na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), inaugurou nesta sexta-feira (29/11) o sistema de bloqueadores de sinais de celulares e Wi-Fi na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e no Módulo de Segurança Máxima da unidade. A medida é considerada um marco no sistema prisional gaúcho, com impacto direto na redução da criminalidade ao dificultar a comunicação entre líderes e integrantes de grupos criminosos.
Ao todo, 23 unidades prisionais do Rio Grande do Sul receberão os bloqueadores, priorizando municípios com alta incidência de crimes violentos letais intencionais, conforme os dados do programa RS Seguro. O investimento total no projeto é de R$ 28 milhões.
O objetivo principal é impedir ordens criminosas emitidas de dentro dos presídios, enfraquecendo o poder financeiro e operacional de organizações criminosas. Além disso, a tecnologia visa dificultar golpes cibernéticos, como extorsões realizadas por telefone.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, destacou o impacto da medida: “Com o uso da tecnologia, buscamos enfraquecer a comunicação com o ambiente externo, o que certamente terá reflexo na segurança pública como um todo. É um importante passo e uma resposta esperada pela sociedade.”
Antes de entrar em operação, o sistema passou por uma série de testes rigorosos, incluindo a calibragem da intensidade dos sinais emitidos pelas torres de bloqueio na última semana.
Texto: Rodrigo Borba/ Asscom Polícia Penal
Foto: João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS