Serra Summit em Nova Prata encerra com legado de transformação digital
O Serra Summit foi realizado de 20 a 22 de novembro pela primeira vez em Nova Prata, promovendo discussões sobre inovação, marketing e empreendedorismo. O evento trouxe uma agenda transformadora para a cidade e região da Serra, conectando setores e promovendo projetos relevantes.
Um dos destaques foi o espaço Conectando Gerações, realizado no Colégio Tiradentes, que apresentou iniciativas dos setores educacionais e sociais de Nova Prata. Segundo a coordenadora do espaço, Susanna Schwantes, o objetivo foi dar visibilidade às boas práticas locais e integrar o município. “Essa proposta foi entregue ao prefeito como uma política pública, transformando-a em algo permanente para Nova Prata”, enfatizou.
Projeto Pequeno Jardineiro: exemplo de transformação social
Entre os projetos apresentados, o Projeto Pequeno Jardineiro, criado em 1996, ganhou destaque. A iniciativa ensina técnicas de jardinagem e promove valores como responsabilidade e trabalho em equipe para adolescentes entre 14 e 16 anos. Mantido pela Secretaria de Assistência Social de Nova Prata, o projeto atende cerca de 30 jovens por ano.
“O município ganha muito com o projeto, pois formamos cidadãos melhores e reduzimos a probabilidade de caminhos errados. Além disso, eles recebem seu primeiro salário, o que estimula comprometimento e valorização do trabalho”, destacou Márcio de Moraes, monitor do programa.
Iniciativas destacadas no evento
O espaço contou ainda com a participação de empresas como a Spark, voltada para tecnologia em intralogística, e ações como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, focado na prevenção ao uso de drogas e violência escolar.
Outras iniciativas incluíram o projeto Estrelas do Conhecimento, com o Jogo Digital Biomas Escolas, e o programa de hortas comunitárias, que promove a inclusão de apenados nas comunidades. Projetos de equoterapia, audiências simuladas e ações de entidades como OAB, APAE e ABEN também marcaram presença.
Espaço Cidades: integração regional
No Espaço Cidades, organizado no Centro Empresarial de Nova Prata, cerca de 50 participantes discutiram experiências inspiradoras, como o 1º Observatório Municipal de Dados de Marau, além de cases de Minas Gerais, Curitiba e Itapema-SC. Estudos como o Mapeamento de Cidades Resilientes, da UCS, e projetos do IFRS – Campus Veranópolis também enriqueceram a programação.
O evento reforçou a importância da união regional e da troca de experiências para fomentar a inovação e desenvolvimento sustentável na Serra Gaúcha.