PRF intercepta carregamento de eletrônicos ilegais avaliado em mais de R$ 10 milhões
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou nesta terça-feira (12) um carregamento ilegal de produtos eletrônicos, estimado em R$ 10,6 milhões, durante uma ação de combate ao crime em Santa Maria. Ao longo de uma patrulha na BR-287, policiais notaram duas caminhonetes seguindo por estradas secundárias, o que levantou suspeitas. Ao abordar uma das caminhonetes, uma Ranger com placas de Porto Alegre, a PRF desconfiou que os ocupantes estavam agindo como “batedores” para uma segunda caminhonete, carregada com os eletrônicos.
Após quatro horas de buscas na região, a segunda caminhonete, uma Chevrolet S10 de Indaial (SC), foi localizada na área urbana de São Vicente do Sul. Ao revistar o veículo, os agentes encontraram uma vasta quantidade de aparelhos da Apple, incluindo iPhones, tablets, notebooks, fones de ouvido e relógios de diversos modelos, especialmente os mais recentes, como o iPhone 16 Pro Max.
A carga apreendida é composta por 1.365 celulares e outros produtos tecnológicos de alto valor, todos trazidos para o Brasil de forma irregular, configurando o crime de descaminho. Os veículos e os produtos foram apreendidos pela PRF, e os envolvidos foram detidos.
Quatro homens, com idades entre 33 e 42 anos e provenientes de Porto Alegre, Alvorada e Salvador, foram encaminhados à Polícia Federal em Santa Maria. As investigações continuarão para identificar os responsáveis pela operação de importação ilegal e possível participação de outros envolvidos.