A Sala de Situação divulgou uma atualização meteorológica com previsão de chuvas e ventos intensos para diversas regiões do Rio Grande do Sul nos próximos dias 6 e 7 de novembro. As condições climáticas indicam acumulados de chuva que poderão variar entre 60 a 90 mm em áreas como Sul, Campanha, Costa Doce, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA). Nas demais regiões, os acumulados devem ficar abaixo de 60 mm.
Na quarta-feira, dia 6 de novembro, um sistema de baixa pressão no Paraguai intensificará as instabilidades no RS. Em regiões como o Oeste, Campanha, Missões e na metade norte do Estado, são esperadas pancadas de chuva moderadas, com possibilidade de eventos pontuais de chuvas fortes, descargas elétricas e granizo. Rajadas de vento podem atingir até 80 km/h, de forma pontual, com acumulados de chuva entre 30 e 50 mm por dia.
Na quinta-feira, 7 de novembro, uma nova frente fria avançará sobre o Estado, gerando chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas, granizo e temporais isolados em todas as regiões. As rajadas de vento devem variar de 50 a 80 km/h em todo o território, podendo superar os 90 km/h nas áreas mais instáveis. Estima-se que os acumulados de chuva oscilem entre 30 e 90 mm por dia, com destaque para as regiões do Sul, Campanha, Oeste, Costa Doce, RMPOA, Vales, Serra e Litoral Norte.
A Defesa Civil alerta para os cuidados em condições climáticas adversas. Recomenda-se que a população:
- Feche bem janelas e portas e desligue aparelhos elétricos.
- Evite abrigar-se sob árvores ou estruturas metálicas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança.
- Evite atravessar áreas alagadas a pé ou de carro.
- Abrigue animais domésticos em locais seguros.
Para mais informações sobre os Planos de Contingência, consulte a Defesa Civil local e, em casos de emergência, ligue para 190 ou 193.