Uma grande operação realizada em Caxias do Sul resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de mais de três toneladas de fios de energia e telefonia. A iniciativa, denominada Operação Fios e Cabos, teve como objetivo principal combater o comércio irregular de metais em empresas de sucata. As ações foram lideradas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e contaram com a participação de 35 agentes de órgãos de segurança e colaboradores de empresas como Vivo, Oi e RGE.
Durante as buscas, que ocorreram em sete estabelecimentos, foram identificadas diversas irregularidades. Em apenas dois locais, foram apreendidas mais de duas toneladas de fios pertencentes à Rio Grande Energia (RGE) e outra tonelada de cabos de empresas de telefonia. Além disso, drogas como crack e cocaína, bem como munições, foram encontradas em um dos pontos fiscalizados. A operação teve início na segunda-feira (25) e foi intensificada na terça-feira (26), com desdobramentos importantes.
A ação também teve como foco promover maior segurança para empresas de infraestrutura da região, frequentemente afetadas por furtos e vandalismo. A apreensão desses materiais reforça os esforços das autoridades para coibir o comércio ilegal de metais sem procedência, que tem impacto direto na qualidade dos serviços de energia e telefonia.