A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC), por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas e sob a coordenação do delegado Rodrigo Caldas, deflagrou a Operação Rastreio em diversas localidades da região metropolitana de Porto Alegre e em municípios do interior do estado. A iniciativa tem como objetivo combater crimes de roubo a pedestres e receptação qualificada de bens roubados.
Durante a ofensiva, foram cumpridos nove medidas cautelares judiciais, sendo um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. A operação resultou na apreensão de uma grande quantidade de telefones celulares, eletrônicos e acessórios, além de aproximadamente R$ 80 mil em dinheiro.
Um dos investigados foi preso por crime de roubo, tipificado como crime hediondo devido ao uso de arma de fogo. Parte dos itens roubados já foi devolvida às vítimas.
As ações de cumprimento dos mandados ocorreram nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Vera Cruz, alvos das investigações conduzidas pela Polícia Civil no combate aos crimes patrimoniais.