A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Canela, conduziu uma série de operações entre os dias 28 e 31 de outubro para combater o tráfico de drogas na cidade. As ações tiveram como foco desmantelar uma organização criminosa especializada na venda de cocaína por meio de tele-entrega.
Três suspeitos foram detidos, incluindo uma mulher apontada como líder do grupo criminoso. Segundo as investigações, ela assumiu o controle do tráfico após a morte de seu companheiro, ocorrido recentemente no litoral norte do Rio Grande do Sul. Sob seu comando, a organização operava com uma central de distribuição, gerentes e traficantes responsáveis pela venda direta a usuários.
De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Canela, a operação foi fruto de uma investigação que durou cerca de dois meses e que permitiu a desarticulação dos principais pontos de distribuição do grupo. Durante a operação, um dos suspeitos foi preso em flagrante com aproximadamente 90 porções de cocaína, totalizando mais de 50 gramas. A apreensão ocorreu tanto na rua quanto em uma residência no bairro São Rafael.
Além do flagrante, as prisões preventivas dos outros dois suspeitos foram decretadas pelo Poder Judiciário, a pedido da Polícia Civil, incluindo a da mulher que liderava o esquema. Todos os três possuem antecedentes por tráfico de drogas e foram encaminhados ao sistema prisional.