Polícia Civil do Rio Grande do Sul realiza formatura de Curso de Operações Táticas Especiais

Na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro de 2024, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul celebrou a formatura do Curso de Operações Táticas Especiais (COTE). O evento, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), em parceria com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), aconteceu com a presença de diversas autoridades da área de segurança pública, além de familiares e convidados.

O COTE tem o objetivo de capacitar policiais para atuar em situações extremas como operadores da unidade de Operações Especiais, proporcionando treinamento para enfrentamento de estresse intenso e superação de limites físicos e mentais. Estiveram presentes na cerimônia o Secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré; o Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro; além de Delegada Elisangela Melo Reghelin, diretora da Acadepol; e Delegado Bolivar Llantada, diretor da Core.

Após um rigoroso processo seletivo, iniciado com 70 candidatos inscritos, foram aprovados 52 participantes, dos quais 35 foram convocados para o curso, incluindo 29 agentes e seis delegados. O treinamento também contou com a participação de oito policiais de outras instituições de segurança, como a Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil dos estados do Amazonas e Pará.

Com 760 horas de treinamento intensivo em regime de internato, o curso formou 16 policiais, entre eles quatro delegados e dez agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, um policial civil do Pará e um policial rodoviário federal. A formação abrangeu uma grade curricular composta por 24 disciplinas que incluíram desde os princípios doutrinários e históricos das Operações Especiais até o aprendizado prático em técnicas de arrombamento mecânico e explosivo, gerenciamento de crises, operações aéreas, patrulhamento em áreas de risco, entre outras habilidades essenciais para atuação em operações de alta complexidade.

Os formandos adquiriram competências em diversas técnicas operacionais e estão habilitados para realizar operações especiais, como o resgate de reféns, cumprimento de mandados de alta complexidade, segurança de autoridades e ações táticas em altura e em ambientes aquáticos, com apoio aerotransportado quando necessário. A preparação recebida no COTE garante que os novos operadores táticos estejam prontos para enfrentar eventos críticos que demandam conhecimentos especializados não abordados na formação policial convencional, fortalecendo a atuação das unidades de Operações Especiais em todo o estado.

Sair da versão mobile