Operação Queda Livre: ofensiva policial resulta em 11 prisões e desarticulação de organização criminosa

Uma megaoperação policial foi realizada nesta sexta-feira (29) para combater uma rede de homicídios vinculada a uma organização criminosa no Rio Grande do Sul. Batizada de Operação Queda Livre, a ação foi conduzida pela Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal, com a execução de 32 mandados judiciais em Porto Alegre, Canoas e Gramado Xavier. Até o momento, 11 pessoas foram presas em flagrante, incluindo líderes e partícipes do esquema criminoso.

As investigações apontam que o grupo executou um atentado planejado para matar o irmão de um líder rival do narcotráfico. Com apoio técnico do Instituto-Geral de Perícias, a polícia mapeou a dinâmica do crime, incluindo o uso de armas de fogo e de um imóvel como base logística. Após o homicídio, os envolvidos retornaram ao local e comemoraram o ato, conforme relatado pelos investigadores. Além disso, foi identificada a participação direta de lideranças já detidas no sistema prisional, que coordenaram a operação à distância.

A ofensiva foi desencadeada após um assassinato ocorrido em setembro, quando quatro homens executaram a vítima com dezenas de disparos no bairro Cascata, em Porto Alegre. No mesmo dia, policiais identificaram e localizaram o veículo usado no crime e o esconderijo dos executores. Foram apreendidas quatro pistolas 9mm e outros itens ligados à ação criminosa, resultando na prisão do motorista do veículo. O homem já possuía antecedentes criminais por homicídio e roubo.

Segundo o Delegado Mario Souza, a operação faz parte do Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios, acionado após um assassinato recente em uma penitenciária em Canoas. “Essa é uma das respostas da segurança pública para garantir que todos os responsáveis por crimes dessa natureza sejam responsabilizados. Continuaremos com ações especiais até desmantelar por completo essas organizações”, afirmou o delegado, reforçando o compromisso com a segurança da população.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo