Operação Campereada combate crimes de abigeato no RS
A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (2ª Decrab) de Alegrete, deflagrou na manhã desta terça-feira (19/11) a Operação Campereada, com foco no combate e repressão aos crimes de abigeato na fronteira Oeste.
Até o momento, cinco suspeitos foram presos, e as autoridades apreenderam sete armas de fogo e carne proveniente de abigeato. A operação foi realizada com o apoio da Brigada Militar, Polícia Penal, Inspetoria Veterinária e Vigilância Sanitária, além de contar com o apoio logístico do Exército Brasileiro. Foram cumpridos 15 mandados judiciais nas cidades de Uruguaiana e Soledade.
Investigação desarticula rede de crimes rurais
A operação é fruto de investigações iniciadas há dois meses, que identificaram uma rede logística de furtos de gado e ovelhas em Uruguaiana e região. Conforme as apurações, o grupo envolvia desde os responsáveis pelos furtos até transportadores, receptadores e comerciantes de carne sem procedência.
A ação segue o trabalho iniciado com a Operação Boi Garantido, deflagrada em junho deste ano, que resultou na prisão de seis pessoas e na apreensão de armas e equipamentos utilizados em furtos de abigeato, incluindo um caminhão boiadeiro.
O Delegado Vinícius Seolin destacou que os índices desse tipo de crime têm apresentado redução na região, e a operação reforça o compromisso das forças de segurança em combater os crimes rurais. Ele também enfatizou a importância da atuação conjunta com a Brigada Militar, por meio da Patrulha Rural do 1º BPAF, comandada pelo Tenente Coronel Hélio, e do 6º BPChoque, sob o comando do Capitão Gruner.
Repressão ao abigeato segue como prioridade
A Diretora da 4ª DPRI/Alegrete, Delegada Daniela Borba, destacou o esforço contínuo da Polícia Civil na repressão ao abigeato e outros crimes rurais. Ela frisou que a investigação qualificada tem sido crucial para identificar os envolvidos e garantir sua responsabilização penal.
“As ações integradas demonstram o compromisso das instituições em preservar a segurança e a economia rural, além de trazer maior tranquilidade para os produtores da região,” ressaltou a delegada.
A Operação Campereada segue em andamento, e novas informações poderão ser divulgadas nas próximas horas.