A entrega da nova ponte da ERS-130, que liga Lajeado a Arroio do Meio, foi adiada para o final de março de 2025. O prazo atualizado foi anunciado nesta quinta-feira (28) após vistoria do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A responsável pela construção, Engedal Construtora Ltda, enfrentou desafios como chuvas intensas e mudanças no projeto.
Inicialmente prevista para dezembro de 2024, a obra sofreu impactos de fatores climáticos e técnicos. Entre junho e julho, chuvas inviabilizaram sondagens de solo, atrasando etapas essenciais da construção. Além disso, o projeto inicial foi reavaliado, ampliando a ponte de 150 para 172 metros. Essa mudança visou reduzir a quantidade de pilares de oito para sete e diversificar as fundações, acelerando o processo construtivo.
“Sabemos da importância desta ponte para a logística e o cotidiano das pessoas no Vale do Taquari. Trabalhamos para entregar uma obra robusta e eficiente, apesar dos desafios enfrentados neste ano de grandes tragédias climáticas,” destacou Costella. O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, reforçou que os ajustes no cronograma foram necessários para garantir qualidade e segurança.
Resumo das etapas concluídas e em andamento
Contratação emergencial
- Publicação da licitação: 20/5/2024
- Homologação da Engedal: 31/5/2024
- Ordem de início: 5/6/2024
Execução
- Levantamentos topográficos e hidrológicos: 5/6/2024
- Sondagens de solo: iniciadas em 21/6/2024, concluídas em 14/8/2024
- Fabricação de vigas pré-moldadas: iniciada em 6/9/2024
- Fundações e estaqueamentos:
- Estacas cravadas: iniciadas em 24/9/2024, concluídas em 25/10/2024
- Estacas raiz: iniciadas em 21/10/2024
- Concretagem das vigas e blocos de fundação: desde 14/11/2024
- Construção de aterros de acesso: iniciada em 27/11/2024
Impactos climáticos
De 16 de junho a 7 de julho, as chuvas elevaram o nível do Rio Forqueta, impossibilitando a continuidade das sondagens. Este atraso exigiu o reajuste do cronograma.
Readequação do projeto
Com base nas sondagens, o projeto foi ampliado para 172 metros. A nova estrutura inclui fundações diversificadas: estacas cravadas para áreas fora do rio e estacas raiz para áreas submersas.
Investimento e logística
- Custo da obra: R$ 8,3 milhões
- Infraestrutura: fabricação de 24 vigas pré-moldadas, cada uma com 28 metros e 2,3 toneladas de aço.
- Aterros: rampas de 170 metros nos acessos à ponte.
Conclusão prevista
Com os ajustes e o avanço das obras, a entrega da nova ponte da ERS-130 está prevista para 29 de março de 2025. A estrutura promete maior eficiência e segurança para atender às demandas logísticas e cotidianas do Vale do Taquari.