Nova categoria de CNH para carros automáticos: Entenda a polêmica

Nos últimos dias, a possibilidade de criar uma categoria específica na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para veículos automáticos tem gerado debates acalorados entre motoristas brasileiros. A ideia surgiu de interpretações equivocadas sobre o Projeto de Lei 7746/2017, originalmente proposto pela ex-deputada Mariana Carvalho (Republicanos-RO). Apesar da confusão, o projeto ainda está em fase de análise e não há previsão de implementação para 2025. Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não contempla mudanças nesse sentido, tampouco há novas regulamentações emitidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Caso o projeto avance e seja aprovado, autoescolas poderão oferecer aulas práticas em veículos automáticos, o que também será válido para motos, ônibus e caminhões. O condutor que tirar a habilitação nessa nova categoria só poderá dirigir veículos com transmissão automática. Em situações de descumprimento, como conduzir um carro manual, o motorista estaria sujeito a penalidades como multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação de um condutor devidamente habilitado.

O objetivo inicial do projeto era atender ao aumento expressivo da frota de motocicletas automáticas no Brasil, que deve crescer em 400% até 2026. Contudo, a proposta foi ampliada para incluir todos os tipos de veículos automáticos, gerando ainda mais especulações sobre possíveis mudanças no sistema de habilitação do país. Importante destacar que motoristas já habilitados não seriam afetados, podendo continuar dirigindo normalmente seus veículos, independentemente do tipo de transmissão.

Apesar do alvoroço nas redes, a proposta ainda está sendo analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Até o momento, o foco da tramitação é avaliar a viabilidade constitucional do projeto, sem discutir as alterações no Código de Trânsito Brasileiro. Assim, qualquer mudança no processo de habilitação para veículos automáticos permanece apenas no campo das possibilidades.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

45 Comentários

  1. Os mais inúteis que ocasionam acidentes são de carros manual…por se perder nas marchas….esses deveriam ter instruções…e as auto escolas estão esperando oque para dar aulas nos dois tipos de câmbio….as auto escolas deveriam receber instrução para repassa las…ou só querem dinheiro facil com um gol do tempo do epa e não gastar com as necessidades da população

    1. Marley Farencena já está xingando chamando de inúteis quem erra a marcha manual, mas não abre a boca pra falar do comunismo instalado no Brasil…pelo amor de Deus… não tem pessoa mais inútil, trOu xá e 💯 caráter de quem fez o L.

  2. Bom, o Brasil é um país com um dia melhores salários do mundo, e que o povo paga quase nada de imposto, o que que tem criar mais uma forma de tirar dinheiro desse povo milionário, afinal , todo esse dinheiro , doa impostos é devidamente revertido em beneficios da população, 👏👏🤡🤡🤡🤡

  3. Más bom criar vergonha na cara eu já fãs 10 anos que tenho carro automático e só que me faltava ter que ir fazer outro carteira tropa de latrão

  4. Fora isso , está para ser aprovado na câmara e no senado, sendo obrigatório a ter extintor 🧯 nos automóveis e caminhões 🚛. Alguém estará ganhando é muito. Brasil sendo Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo