MPRS deflagra nova operação de combate à adulteração de combustíveis em municípios do RS

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, realizou entre segunda-feira, 11 de novembro, e esta terça-feira, 12, uma operação de combate à adulteração de combustíveis. A fiscalização ocorreu em quatro municípios do Litoral e do Sul gaúcho. No Litoral Norte: Palmares do Sul, Mostardas, Capivari do Sul e São José do Norte.

Com a instalação do laboratório móvel de análise de combustíveis nas dependências da Promotoria de Mostardas, o MPRS realizou 34 análises nas 32 amostras do produto coletadas em 16 estabelecimentos comerciais deste tipo de atividade nos cinco municípios em que houve a operação. Apesar de não terem sido constatadas irregularidades, a ação também tem o objetivo de verificar constantemente a qualidade dos combustíveis, tanto é que, outras operações já estão programadas para as próximas semanas.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, as análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como por exemplo, densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor (equipamento que determina a temperatura mínima em que um líquido libera vapores), condutivímetro (instrumento que mede a capacidade de uma substância), espectrômetro de infravermelho (para identificar substâncias e determinar a pureza de amostras) e provetas.

Participaram da operação, os promotores de Justiça: Felipe Lisboa Barcelos, substituto na Promotoria de Justiça de São José do Norte; Leonardo dos Santos Rossi, substituto da Promotoria de Justiça de Mostardas e titular da Promotoria de Justiça de Palmares do Sul; e Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre; além de servidores do MPRS.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button