O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) anunciou que vai recorrer da decisão do Tribunal do Júri de Farroupilha, que condenou um homem a 11 anos e três meses de prisão por tentar matar três policiais civis. O julgamento ocorreu na última quinta-feira, dia 13 de novembro.
O caso remonta a 20 de junho de 2023, quando o réu, de 55 anos, disparou contra os agentes que cumpriam um mandado de prisão em sua residência. O homem era investigado por envolvimento em furtos de tratores na região. Após tentar fugir, ele foi capturado e a arma utilizada no crime foi apreendida. O condenado já possuía antecedentes por receptação.
O promotor de Justiça Rodolfo Grezzana, que atuou no julgamento, afirmou que todas as teses do MPRS foram acolhidas, considerando o crime como três tentativas de homicídio duplamente qualificado, por se tratar de uma ação para assegurar a impunidade de outro delito e por ser contra agentes de segurança em serviço. Além disso, o réu foi condenado por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o promotor, o MPRS está satisfeito com a condenação, mas acredita ser necessário aumentar a pena, ressaltando a importância de valorizar a vida dos policiais na comunidade de Farroupilha.