Massa de ar frio atinge o Sul do Brasil e provoca queda de temperatura e geadas

Uma massa de ar frio ingressa no Sul do Brasil nesta semana, impulsionada por um centro de alta pressão, e promete queda nas temperaturas, com noites frias e amenas, além de tardes de clima agradável, conforme projeção dos meteorologistas da MetSul Meteorologia.

Frio e geada

Uma frente fria antecede a chegada da massa de ar frio, avançando sobre os estados do Sul entre segunda e terça-feira. Esse sistema causará aumento de nebulosidade e chuva, mas o risco de temporais permanece baixo, com poucas chances de tempestades isoladas.

A massa de ar frio ingressará no Rio Grande do Sul no final de segunda-feira e, ao longo de terça-feira, avançará por Santa Catarina e Paraná. A chegada do ar frio será acompanhada de ventos do Sul, que poderão atingir velocidades entre 50 km/h e 70 km/h, especialmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, embora sem grandes riscos de transtornos.

Essa massa de ar frio também se deslocará para o Sudeste do Brasil, levando a uma leve queda de temperatura em algumas áreas. Na cidade de São Paulo, as temperaturas máximas devem ficar ao redor dos 20ºC entre quarta e quinta-feira, valores considerados baixos para novembro.

Possibilidade de geada

Embora frio intenso e geada não sejam típicos de novembro, esse fenômeno não é incomum para a época. Em anos anteriores, massas de ar frio ocasionaram geadas no Sul do Brasil em novembro, especialmente em áreas de maior altitude, acima dos 1000 metros.

O tempo seco, com céu aberto e vento calmo, cria condições para noites mais frias em locais de altitude. Modelos meteorológicos indicam chances de geada fraca a moderada em baixadas durante o meio da semana, com maior probabilidade no Nordeste do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense.

Leia também:  Chuvas retornam ao Rio Grande do Sul, mas tempo firme é esperado a partir de domingo

Madrugada mais fria da semana

A quarta-feira deve registrar as temperaturas mais baixas da semana. As mínimas podem atingir 5ºC ou menos nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e ficar abaixo de 10ºC em diversas cidades desses estados. Em Porto Alegre, a mínima pode variar entre 13ºC e 14ºC, valores mais baixos que o normal para novembro.

Temperaturas voltam a subir

Com o sol predominando durante o dia, o frio se concentrará nas noites e madrugadas, e as tardes tendem a ser agradáveis. A incursão de ar frio, porém, deve ser breve, com aquecimento acentuado previsto para o final da semana, trazendo de volta o clima quente típico de novembro em várias regiões do Sul do Brasil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

9 Comentários

    1. Lucelio Carniel… tão achando que a cidade é tapada, com esse baita calorão vem me falar de geada….mas é mentira desses loco 🤣🤣🤣

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo