A região Sul do Brasil deve enfrentar aumento significativo da instabilidade meteorológica nos próximos dias, conforme alerta da MetSul Meteorologia. Uma massa de ar quente e úmido, de origem tropical, está atuando sobre a área, elevando os índices de precipitação e a possibilidade de eventos extremos. Após concentrar-se principalmente no Rio Grande do Sul, a chuva e os temporais isolados devem alcançar Santa Catarina e o Paraná, especialmente a partir desta quarta-feira.
Na quinta-feira, o cenário de instabilidade se amplia, com risco de chuvas fortes e localmente intensas, principalmente entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o estado do Paraná. Pancadas de chuva devem ocorrer de forma irregular, com altos acumulados em algumas localidades, enquanto outras podem enfrentar volumes mais baixos. O aquecimento diurno tende a intensificar as precipitações no período da tarde e noite, mantendo o padrão instável até sexta-feira.
Os acumulados de precipitação já são expressivos em algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Uruguaiana, que registrou 83 mm, e Quaraí, com 47 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Modelos meteorológicos indicam que os maiores volumes de chuva até o final da semana devem ocorrer no Oeste gaúcho, Oeste catarinense e em partes do Paraná, com possibilidade de atingir ou superar 100 mm em pontos isolados.
Apesar da irregularidade nas precipitações, há potencial para temporais localizados com rajadas de vento, queda de granizo e chuvas intensas. A MetSul reforça que a previsão detalhada para eventos severos, como temporais, só pode ser confirmada com maior proximidade dos eventos, por meio do monitoramento em tempo real (nowcasting). Acompanhe as atualizações diárias para mais informações sobre os riscos associados à instabilidade.