O governador em exercício Gabriel Souza apresentou os resultados do Índice Municipal da Educação (Imers) 2023 em coletiva no Palácio Piratini nesta terça-feira (19/11). O índice, que mede o desempenho educacional dos municípios do Rio Grande do Sul, registrou um avanço significativo, alcançando a média de 63,44, frente aos 59,79 de 2022.
Construído com base no desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, o Imers também considera a taxa de aprovação e influencia o rateio de uma parcela do ICMS para os municípios.
Avanços por etapa de ensino
Os dados destacam o progresso em duas etapas:
- Anos Iniciais (5º ano): de 55,49 (2022) para 60,95 (2023).
- Alfabetização (2º ano): de 62,45 (2022) para 66,46 (2023).
Já os Anos Finais (9º ano) mantiveram-se estáveis, com 40,09 em 2023 frente aos 40,14 de 2022.
Reflexões e ações para a educação municipal
Gabriel Souza ressaltou a importância do índice como ferramenta estratégica:
“Os resultados convidam a uma reflexão dentro da municipalidade para entender quais práticas pedagógicas e políticas públicas podem ser implementadas para melhorar os indicadores.”
A secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, reforçou o papel das avaliações como recurso pedagógico:
“Temos incentivado o uso das avaliações para que os professores detectem quais habilidades precisam ser mais trabalhadas, oferecendo suporte com materiais estruturados.”
O índice foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Secretaria da Educação (Seduc), destacando a importância do acompanhamento contínuo para identificar fragilidades e garantir avanços no ensino.
Municípios com melhor desempenho e desafios
Os municípios com melhores resultados foram:
- São Valentim (90,74)
- Itati (86,04)
- Montauri (85,36)
Entre os maiores municípios, Novo Hamburgo (62,30), Viamão (61,30) e Caxias do Sul (60,07) superaram a marca de 60 pontos, enquanto Porto Alegre obteve apenas 40,60, figurando entre os índices mais baixos do Estado.
Saers 2024: aplicação e objetivos
A partir de 25 de novembro, o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers) aplicará provas em todos os 497 municípios, abrangendo cerca de 409 mil estudantes. As avaliações terão foco em competências de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais para cruzamento de dados sobre condições de ensino e ambiente socioeconômico.
Os alunos do Todo Jovem na Escola, programa de incentivo financeiro, também participarão, assegurando o prêmio de R$ 150 para estudantes do Ensino Médio que se engajarem.
Transparência e acesso aos dados
Os dados completos do Imers podem ser acessados no portal oficial, que oferece mapas, tabelas e relatórios detalhados por município, além da opção de download para consulta.
“Com os resultados, gestores municipais podem direcionar esforços para fortalecer etapas de ensino específicas e monitorar progressos ao longo do tempo”, destacou Bruno Silveira, secretário-adjunto da SPGG.
O avanço registrado pelo Imers reflete os esforços conjuntos entre Estado e municípios, sinalizando os impactos positivos de políticas públicas estruturadas na educação básica do Rio Grande do Sul.