Dois participantes foram detidos na Schützenfest, tradicional festa em Jaraguá do Sul, SC, por utilizarem broches nazistas
Neste sábado (9), durante a Schützenfest em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, dois homens foram flagrados exibindo broches com o símbolo nazista em seus chapéus, o que levou à intervenção das autoridades. A Polícia Civil foi acionada por frequentadores do evento, que alertaram sobre os acessórios.
Após serem informados, agentes que faziam a segurança no evento localizaram os suspeitos, que usavam a suástica em broches no chapéu, e realizaram a detenção dos dois homens. Eles foram encaminhados para a Central Regional de Plantão Policial de Jaraguá do Sul, onde foi aberto o processo de flagrante.
Durante o interrogatório com o delegado Leandro Lopes, responsável pelo caso, um dos detidos afirmou desconhecer o significado do símbolo, e ambos alegaram não ter a intenção de promover ideologias relacionadas ao nazismo.
A prisão em flagrante dos indivíduos foi baseada no parágrafo 1º do Art. 20 do Código Penal Brasileiro, que estabelece pena de reclusão de um a três anos e multa para atos que incitem ou promovam discriminação racial, étnica ou religiosa.