Com foco na valorização do aluno e do professor para a construção do presente e do futuro da sociedade, o governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (7/11), a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para o ano letivo de 2025. A ampliação alcançará mais 90 instituições de ensino em 68 municípios. A educação é prioridade para o governador Eduardo Leite, que, com o anúncio, eleva para 296 o número de escolas de Ensino Médio com turno integral na Rede Estadual – mais que o dobro do que havia em 2023.
“Estamos dando sequência ao nosso compromisso de expansão do ensino em tempo integral no Estado. Temos a consciência de que o tempo integral, quando oferece boas condições de segurança e de alimentação para que os alunos permaneçam mais tempo na escola, garante uma jornada pedagógica mais intensa para prepará-los para o futuro. É o que observamos em lugares onde a educação teve evolução expressiva tendo o tempo integral como uma grande aposta, e nós estamos neste rumo”, disse o governador Eduardo Leite.
A diferença é que a modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo de educação. A abordagem pedagógica do Tempo Integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo, são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.
Outro pilar do Tempo Integral é a prática do acolhimento. No início do ano, com a chegada dos novos matriculados e de suas famílias, é realizado um momento de integração para estabelecer os primeiros vínculos e estimular a reflexão a respeito dos sonhos e expectativas dos jovens. Essa abordagem se estende durante todo o calendário letivo, com uma rotina escolar que prioriza o apoio e o acompanhamento das aprendizagens – criando um ambiente de pertencimento e aproximação.
No Rio Grande do Sul, a modalidade começou a ser implementada em 2018, quando as primeiras 11 escolas estaduais de Ensino Médio fizeram a transição para o Turno Integral. Desde então, o sistema foi ampliado, aumentando para 18 escolas em 2022, depois para 111, em 2023, e 206 em 2024. Na Rede Estadual, 27% das instituições de Ensino Médio já adotam o modelo. A meta é alcançar 50% em 2026.
Dados e evidências demonstram que o sistema proporciona uma série de benefícios para os estudantes, incluindo a diminuição das taxas de evasão escolar e o aumento nas perspectivas de conseguir melhores condições de trabalho após concluir os estudos. Segundo o Núcleo de Educação Integral da Secretaria da Educação (Seduc), em relação ao ensino regular, a probabilidade de ingressar em um curso de nível superior é de 17 pontos percentuais maior para alunos formados em escolas integrais.
Da mesma forma, os jovens do Ensino Integral têm mais chances de seguir em profissões com maior rendimento salarial. Em uma pesquisa realizada em Pernambuco, primeiro estado do país a implementar o modelo, os estudantes que concluíram a educação básica no Tempo Integral conseguiram rendimentos 18% maiores do que os egressos de escolas tradicionais.
O mesmo estudo, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (Learn/FGV) e pelo Instituto Sonho Grande, também evidenciou que existe uma melhoria perceptível da equidade racial com as escolas integrais. No ensino tradicional, ao analisar a diferença entre os salários dos egressos, os estudantes negros têm uma remuneração média 10% menor que a dos alunos brancos. Porém, quando se considera os formados no ensino integral, a diferença desaparece.
Os indicadores apontam ainda para avanços em relação aos aspectos sociais, que envolvem maior acesso à segurança alimentar e aos serviços de saúde, além do aumento da rede de proteção escolar. No caso de meninas que estudam nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, a probabilidade de ingressar no mercado de trabalho é de oito pontos percentuais a mais. Em Pernambuco, onde o modelo é consolidado, as taxas de homicídios entre jovens de 15 a 19 anos caíram em até 50% com a expansão das escolas integrais.
Lista das novas escolas que terão Ensino Médio em Tempo Integral:
Aceguá
- EEEM Barão de Acegua
Araricá
- EEEM de Araricá
Bagé
- EEEM José Gomes Filho
Boa Vista das Missões
- EEEM Lucila Nogueira
Caçapava do Sul
- EEEM Professora Gladi Machado Garcia
- EEEM Antônio José Lopes Jardim
Cachoeira do Sul
- EEEB Borges de Medeiros
- EEEM Antônio Vicente da Fontoura
Canguçu
- EEEM Professor José Veridiano Ferreira
Canoas
- EEEM Guilherme de Almeida
Carazinho
- EEEM Ernesta Nunes
Catuípe
- Colégio Estadual Catuípe
Cerrito
- EEEM Dr. Adão Orlando Alves
Cruz Alta
- Dom Antônio Reis
Derrubadas
- EEEM Getúlio Vargas
Dom Pedrito
- Colégio Estadual Candida Corina Taborda Alves
Eldorado do Sul
- EEEM Professora Américo Braga
- EEEM Roseli Correia da Silva
Encruzilhada do Sul
- IEE Gomercinda Dorneles Fontoura
Entre-Ijuís
- Escola Técnica Entre Ijuis
Erechim
- EEEM Irany Jaime Farina
- Escola Estadual Normal José Bonifácio
Esperança do Sul
- EEEM Olavo Bilac
Estrela
- EEEB Vidal de Negreiros
Esteio
- EEEM Professora Maria Sirley Vargas Ferraz
Espumoso
- Instituto Estadual de Educação Dr. Ruy Piegas Silveira
- Colégio Estadual Olga Ramos Brentano
General Câmara
- Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim
Glorinha
- Colégio Estadual Deoclecio Ferrugem
Guaíba
- EEEM Otero Paiva Guimarães
- EEEM Izaura Ibañes Paiva
Herval
- EEEM Corintho Avila Escobar
Hulha Negra
- EEEM Manoel Lucas de Oliveira
Ibirubá
- Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer
Ijuí
- EEEM Otávio Caruso Brochado da Rocha
Inhacorá
- EEEM Visconde de Cerro Alegre
Jóia
- EEEM Joceli Correa
Lajeado do Bugre
- EEEM Eugenio Korsack
Lavras do Sul
- Instituto Estadual de Educação Dr Bulcão
Miraguai
- Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela
Novo Hamburgo
- Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini
- Colégio Estadual Vila Becker
- Instituto Estadual Madre Benicia
Nova Candelária
- EEEM Nossa Senhora da Purificação
Osório
- EEEM Albatroz
Palmeira das Missões
- EEEB Palmeira das Missoes
Panambi
- EEEM Paulo Freire
Passo Fundo
- EEEB Monteiro Lobato
Pelotas
- Colégio Estadual Dom João Braga
Piratini
- EEEM Deputado Adão Pretto
Porto Alegre
- EEEB Fernando Gomes
- Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama
- Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha
- EEEF Nações Unidas
- EEEM Cristóvão Colombo
- Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior
Porto Mauá
- EEEM Almirante Tamandare
Rio Grande
- EEEM Dr Augusto Duprat
- EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues
Riozinho
- EEEM João Alfredo
Santa Cruz do Sul
- EEEM José Mânica
Santa Maria
- Colégio Estadual Prof Edna May Cardoso
- EEEM Santa Marta
Santa Margarida do Sul
- EEEM Marechal Hermes
Santana do Livramento
- EEEM Dr Hector Acosta
Santo Ângelo
- EEEM Buriti
- Colégio Estadual Pedro II
Santo Antônio das Missões
- EEEM Joaquim do Nascimento Barcelos
Sapucaia do Sul
- EEEM de Olaria Daudt
São Borja
- EEEM Militina Pereira Alvarez
- EEEM Tricentenario
- Instituto Estadual Arneldo Matter
São Gabriel
- EEEM Dr Fernando Abbott
São José de Inhacora
- EEEM Madre Madalena
São Luiz Gonzaga
- EEEM São Luiz
- Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe
- EEEM Prof Terezinha Medeiros Schneider
São Sebastião do Caí
- Instituto Estadual de Educação Paulo Freire
São Valério do Sul
- EEEM São Valerio
Sobradinho
- EEEB Padre Benjamim Copetti
Tapera
- EEEM 8 de Maio
Tapes
- EEEF Gaston Augusto Santos Cesar
Triunfo
- EEEM Afonso Machado Coelho
Uruguaiana
- EEEM Marechal Cândido Rondon
Vacaria
- Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha
- EEEM Padre Efrem
Venâncio Aires
- EEEM Crescer
- EEEM Adelina Isabel Konzen
Viamão
- EEEM Santa Isabel
- EEEM Dr Genesio Pires
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul