Frio e geada surpreendem o Sul do Brasil em pleno mês de novembro

Massas de ar frio provocam geada em áreas de altitude, com mínimas inesperadas para a época do ano

O amanhecer deste sábado, 9 de novembro, trouxe paisagens típicas do inverno para o Planalto Sul de Santa Catarina, onde geadas cobriram os campos na região de São Joaquim. Temperaturas baixas foram registradas em diversas cidades de maior altitude, resultando em um cenário incomum para o mês de novembro.

Conforme dados das estações meteorológicas, as mínimas na região do Planalto Sul Catarinense chegaram a 3,1ºC em Urupema, 4,1ºC em Painel, 4,2ºC no Morro da Igreja e 4,4ºC em São Joaquim. No Rio Grande do Sul, o frio também foi sentido, especialmente nas áreas elevadas do Nordeste e Norte do estado, com temperaturas de 5,1ºC em Bom Jesus, 5,6ºC em Vacaria, 6,8ºC em Monte Alegre dos Campos, 6,9ºC em Soledade, 7,2ºC em André da Rocha e 7,6ºC em São José dos Ausentes.

A onda de frio foi causada por uma massa de ar frio impulsionada por um ciclone extratropical que se formou na sexta-feira, na costa do Sul do Brasil, e já se afastou do continente. Embora geadas e temperaturas baixas sejam raras em novembro, o fenômeno não é inédito. Quase todos os anos ocorrem geadas no mês de novembro, embora estas se limitem a áreas de maior altitude, normalmente acima de 1.000 metros.

Para o domingo, a previsão é de novas mínimas baixas no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense. No entanto, o clima deve aquecer rapidamente durante o dia, restringindo o frio ao período noturno devido à presença de ar seco, tempo aberto, vento calmo e um centro de alta pressão.

Informações Metsul Meteorologia.

Sair da versão mobile