Falso policial federal é investigado por extorsão contra estrangeiros no RS

A Polícia Federal deflagrou uma operação para prender um homem suspeito de se passar por policial federal e extorquir estrangeiros em situação migratória irregular. A ação ocorreu em Passo Fundo e Garibaldi, no Rio Grande do Sul, onde agentes federais cumpriram um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Passo Fundo.

A investigação começou em maio de 2024, quando um estrangeiro senegalês denunciou que o falso agente da PF teria solicitado pagamentos para evitar uma suposta extradição. O golpista teria usado mensagens para se comunicar com a vítima, prometendo resolver a situação migratória em troca de dinheiro. As investigações revelaram que o suspeito, que já possui antecedentes criminais e estava preso em Passo Fundo, teria executado o golpe utilizando um celular.

Conforme a PF, os valores extorquidos eram direcionados para a conta bancária da irmã do investigado, também alvo das ações judiciais desta terça-feira. A suspeita é que ela atuava para facilitar as transferências financeiras, acobertando o esquema. Os policiais agora investigam se há outras vítimas envolvidas e buscam provas adicionais que possam comprovar a extensão dos crimes cometidos pelo falso agente.

Os envolvidos responderão por crimes de falsa identidade e extorsão. A operação visa a desarticular o esquema e evitar novos crimes contra imigrantes, protegendo quem está em situação vulnerável no país.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button