A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicada neste domingo (10), a partir das 13h30, em 1.753 municípios de todos os estados e no Distrito Federal. Nesta fase, os inscritos enfrentarão 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, estabeleceu que a duração desta prova será de cinco horas.
Os candidatos poderão deixar a sala de prova definitivamente somente após duas horas do início do exame. Aqueles que desejarem levar o caderno de questões devem aguardar até os últimos 30 minutos da prova. As idas ao banheiro são monitoradas por fiscais com detectores de metais para prevenir fraudes.
Horários e fusos
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Como o exame segue o horário oficial de Brasília, a abertura e o fechamento dos portões e o início das provas variam de acordo com o fuso horário local. No arquipélago de Fernando de Noronha, que tem uma hora a mais que Brasília, os portões abrirão às 13h e fecharão às 14h (horário local). No Amazonas, em alguns municípios de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a entrada ocorre das 11h às 12h (horário local). No Acre, os portões serão abertos das 10h às 11h.
Documentação e itens obrigatórios
O acesso à prova é permitido somente com um documento de identificação com foto, seja impresso ou digital. É obrigatória a utilização de uma caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente. Outros objetos pessoais devem ser armazenados em envelopes lacrados e guardados abaixo da cadeira. Lanches são permitidos, mas poderão ser inspecionados pelos fiscais.
Declaração de Comparecimento e logística de reaplicação
Para os participantes que precisam comprovar presença, a Declaração de Comparecimento está disponível na Página do Participante do Inep e deve ser impressa e entregue ao aplicador na entrada da sala. Além disso, os candidatos que faltaram por problemas logísticos ou questões de saúde podem solicitar a reaplicação das provas, marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. O pedido deve ser feito até 15 de novembro na Página do Participante.
Resultados e acesso ao ensino superior
O gabarito das provas será divulgado no dia 20 de novembro, e o resultado final estará disponível em 13 de janeiro de 2025. As notas do Enem 2024 podem ser utilizadas para ingresso em universidades brasileiras pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), além de servirem para candidaturas em instituições de ensino superior em Portugal.