A ERS-122, importante rodovia que liga Caxias do Sul a Farroupilha, recebeu uma nova medida de segurança para reduzir acidentes e melhorar a circulação de veículos e pedestres. Nesta semana, a empresa CSG finalizou a instalação de Linhas de Redução de Velocidade (LRV) no quilômetro 61,2, próximo à empresa Soprano. A medida é uma resposta a demandas da comunidade, preocupada com a segurança ao longo do trecho.
As Linhas de Redução de Velocidade têm um efeito tanto visual quanto sonoro que alerta os motoristas ao passarem sobre elas, levando-os a reduzir a velocidade sem a necessidade de frear bruscamente. Isso é possível porque as LRV são compostas por faixas brancas paralelas e transversais à via, que causam uma leve vibração e som ao contato com os pneus dos veículos.
Para o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, essa tecnologia é adequada para rodovias onde o limite de velocidade é superior a 30 km/h, ao contrário das tradicionais lombadas. “As LRV são uma medida inicial e eficaz, que atende ao pedido da comunidade e não exige que o veículo pare completamente ao passar pelo trecho”, explicou Peres, ressaltando a praticidade do sistema para evitar colisões causadas por freadas repentinas.