A pernambucana Luana Cavalcante, de 25 anos, é a representante brasileira no Miss Universo 2024, que acontece neste sábado (16), no México. A modelo, que também é atriz, foi coroada Miss Brasil em setembro, marcando uma nova era no concurso. Luana é a primeira mulher casada e mãe a alcançar este título, após mudanças nas regras do evento em 2023, que agora permitem a participação de mães, mulheres casadas, divorciadas e trans.
Com uma carreira que começou aos 13 anos, Luana construiu um currículo impressionante, tendo realizado campanhas publicitárias em mais de 25 países. Além disso, ela participou do filme “Filhos do Mangue”, pelo qual recebeu dois prêmios no Festival de Gramado. Atualmente, ela vive na Itália, onde segue atuando como modelo e atriz. Sua história é vista como um exemplo de superação e representatividade no universo dos concursos de beleza.
A competição deste ano reúne um número recorde de 126 candidatas de todo o mundo. Na quinta-feira (14), todas as participantes desfilaram em trajes de gala, banho e típicos, na primeira etapa classificatória. Uma novidade para 2024 é que o corte inicial selecionará 30 semifinalistas, diferente dos 20 habituais, estreitando ainda mais a disputa. Posteriormente, serão escolhidas 12 candidatas, que avançarão à fase final para determinar as cinco melhores.