Uma comitiva do Governo do Rio Grande do Sul, liderada pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, visitou na última segunda-feira (25/11) a Zona Internacional de Demonstração de Energia de Hidrogênio de Daxing, em Pequim, na China. A missão busca aprofundar conhecimentos sobre o uso do hidrogênio, avaliar tecnologias inovadoras e atrair investimentos estrangeiros para o território gaúcho.
Reconhecida internacionalmente como referência, a zona de Daxing, criada em 2020, é um polo de pesquisa, desenvolvimento e comercialização com foco no hidrogênio verde. Entre as iniciativas apresentadas à comitiva brasileira, destaca-se a Hypower, o maior posto de reabastecimento de hidrogênio do mundo, além do desenvolvimento de veículos movidos a essa energia, como bicicletas, motocicletas, carros e ônibus.
“Daxing é uma área projetada para desenvolver, em fases, a cadeia de hidrogênio da China. O plano é superar gargalos tecnológicos e integrar o hidrogênio como 10% da matriz energética chinesa até 2050. O principal objetivo da visita foi observar o modelo proposto e avaliar as possibilidades de adaptação para a realidade gaúcha, fortalecendo as políticas públicas do Estado para o avanço do hidrogênio verde”, explicou Marjorie.
A comitiva incluiu gestores estaduais envolvidos na formulação de políticas públicas para energia sustentável. “Estamos alinhando iniciativas locais com as melhores práticas globais para consolidar o Rio Grande do Sul como referência nacional”, destacou a secretária.
Além da visita a Daxing, a comitiva já esteve no Japão, onde conheceu a planta de hidrogênio da Mitsubishi Heavy Industries, em Himeji. A agenda incluiu encontros técnicos e visitas a outras instalações do setor energético, reforçando o compromisso com a troca de experiências e parcerias internacionais.
Participaram da visita os secretários Clair Kuhn (Agricultura), Caio Tomazeli (Comunicação) e Ronaldo Santini (Turismo), além do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, o presidente do Badesul, Cláudio Gastal, o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e os deputados estaduais Adolfo Brito, Vilmar Zanchin, Airton Artus, Issur Koch e Dr. Thiago Duarte.