No início da noite de sábado (2), o município de Jaguarão, no Sul do Rio Grande do Sul, enfrentou fortes chuvas que rapidamente alagaram diversas ruas da cidade. Em apenas duas horas, o acumulado de chuva alcançou 80 milímetros, número próximo da média mensal esperada de 95 milímetros para todo o mês de novembro.
De acordo com a Climatempo, as fortes chuvas foram provocadas pela chegada de uma frente fria ao estado, que deverá começar a se afastar neste domingo (3). Ainda assim, a previsão aponta que a instabilidade no tempo permanecerá em todas as regiões do estado, com a possibilidade de pancadas fortes, raios e ventos de até 60 km/h em diversas localidades, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, o litoral e a Serra Gaúcha.
As previsões meteorológicas indicam que as condições climáticas podem se agravar ainda mais na segunda-feira (4), quando a chegada de uma nova frente fria poderá intensificar a instabilidade. As regiões próximas à fronteira com o Uruguai devem estar particularmente atentas, pois há risco elevado de novos temporais que poderão afetar diversas áreas do estado.