Chuva orográfica causa transtornos com acumulados de até 200 mm no Sul do Brasil

Regiões próximas à Serra do Mar registraram chuvas intensas, como já havia sido previsto pelos modelos meteorológicos. Municípios no Sul do Brasil enfrentaram alagamentos e acumulados que superaram 100 mm em diversas localidades. Destaque para Praia Grande (SC), que chegou a registrar 193 mm, e Maquiné (RS), com 100 mm. A ocorrência foi favorecida pela chuva orográfica, onde a umidade do oceano encontra o relevo, sobe na atmosfera e condensa-se em precipitação, as informações são da Metsul.

O contraste de pressão atmosférica intensificou o transporte de umidade do mar para o continente. Uma área de baixa pressão no Sul do Brasil e um sistema de alta pressão a Leste da Argentina geraram ventos fortes do quadrante Leste. Esse fluxo carregado de umidade, aliado à temperatura acima da média do Atlântico, intensificou os volumes de chuva, especialmente no costão da Serra do Mar.

Cidades como Timbé do Sul (SC) e Morro Grande (SC) também registraram valores elevados, com 110 mm e 106 mm respectivamente, enquanto no Rio Grande do Sul, Maquiné e Alto Feliz superaram os 90 mm em 24 horas. Os altos índices reforçam os impactos da geografia local, que potencializa a formação de chuvas intensas quando o ar úmido é forçado a subir devido ao relevo.

O fenômeno da chuva orográfica é explicado pela dinâmica da umidade ao encontrar barreiras físicas como montanhas. Assim como o vapor d’água embaça um espelho frio, o ar quente e úmido, ao ser forçado para regiões mais altas e frias, condensa-se em chuva. Esse processo natural é comum em regiões com características geográficas semelhantes às da Serra do Mar, mas pode causar transtornos devido aos elevados volumes de água em curtos períodos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo