Chuva intensa causa transbordamento de rio e inunda casas no interior do Rio Grande do Sul

A manhã desta quinta-feira foi marcada por chuvas intensas que atingiram o município de São Sepé, na região central do Rio Grande do Sul, resultando em alagamentos e inundações repentinas. Com um volume de chuva superior a 100 mm, conforme medições feitas por produtores locais, o Rio São Sepé transbordou, inundando ruas e estradas, especialmente na zona rural.

De acordo com a prefeitura de São Sepé, os alagamentos causaram estragos em várias áreas e mobilizaram equipes de bombeiros, que receberam diversos chamados de moradores em busca de auxílio. No bairro São Cristóvão, algumas casas foram invadidas pela água, e a enxurrada chegou a danificar o asfalto em algumas vias.

A explicação para o volume de chuva está na atuação de uma área de baixa pressão, que combinada com o ar quente e úmido vindo de regiões tropicais, gerou condições favoráveis para chuvas intensas em curtos períodos de tempo. Esse fenômeno também causou inundações em cidades de Santa Catarina e Paraná nas últimas horas.

Para as próximas horas, o risco de chuvas fortes permanece nos estados do Sul do Brasil, embora de maneira localizada e pontual. A previsão indica que, apesar do potencial de alagamentos em áreas isoladas, a maioria das cidades da Região Sul não deve registrar chuvas volumosas até o final do dia.

Com informações da Metsul.

Sair da versão mobile