Chuva, raios e temporais isolados atingirão o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. A previsão ocorre após um dia de calor intenso no estado, com temperaturas elevadas especialmente nas regiões Noroeste e Norte. Em algumas cidades, os termômetros marcaram mais de 35°C. Na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a máxima foi de 35,6°C em São Luiz Gonzaga, enquanto estações particulares registraram picos semelhantes em outras cidades, como Santo Ângelo e Não-Me-Toque.
A chegada de um centro de baixa pressão, deslocando-se do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil, traz a possibilidade de chuva intensa e temporais localizados com granizo e vendavais. Esses fenômenos devem ser mais intensos no Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul, com risco maior entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira.
Núcleos de instabilidade, impulsionados pelo ar quente e úmido, devem avançar a partir do Oeste gaúcho e se espalharão pelo estado, com previsão de chuvas fortes e tempestades isoladas, que podem ser de intensidade severa em algumas áreas.
Além do Rio Grande do Sul, o avanço da frente fria e da linha de instabilidade irá impactar Santa Catarina e o Paraná, com previsão de chuvas e temporais. Esse sistema também deve atingir Mato Grosso do Sul e São Paulo da tarde para a noite desta quinta-feira, podendo causar chuva intensa e eventos severos isolados, como granizo e ventos fortes.
Na sexta-feira, o centro de baixa pressão deve se afastar para o Oceano Atlântico, favorecendo a entrada de ar seco no Rio Grande do Sul e trazendo dias de sol até o fim de semana.