A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou, nesta quarta-feira (07/11), um filhote de urubu-preto (Coragyps atratus) em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. A ação ocorreu após o proprietário de uma empresa de estacionamento, localizada no centro da cidade, comunicar à Sala de Operações do 3º BABM que a ave estava em seu estabelecimento desde a terça-feira.
Os policiais militares se deslocaram até o local, onde realizaram o resgate do filhote, que agora será encaminhado para avaliação médico-veterinária. Após a avaliação, o urubu poderá ser reinserido em seu habitat natural.
Importância ecológica dos urubus:
Os urubus desempenham um papel essencial na manutenção do meio ambiente, funcionando como “faxineiros alados”. Devido a seus hábitos necrófagos, essas aves são responsáveis pela eliminação de até 95% das carcaças de animais na natureza, o que contribui para a prevenção de doenças ao eliminar bactérias que poderiam afetar outros animais, sejam selvagens ou domésticos. Estudos indicam que em áreas onde não há urubus, a decomposição das carcaças leva três a quatro vezes mais tempo.
Essas aves ajudam a manter o solo livre de material orgânico em decomposição, reforçando a limpeza ecológica e evitando a disseminação de patógenos.