A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), deflagrou nesta segunda-feira (11/11) a Operação Força Verde, visando a fiscalização e combate a atividades de desmatamento ilegal, corte seletivo de espécies vegetais nativas e manejo não autorizado de silvicultura. As ações ocorreram nos municípios de Áurea, Ilópolis e Iraí, com flagrantes de degradação ambiental e apreensão de responsáveis.
Em Áurea, os policiais identificaram supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em uma área de 4.100 metros quadrados. A destruição incluiu espécies como Aroeira, Pata-de-vaca, Canela, Camboatá, Açoita-cavalo, Rabo-de-bugio, Timbó, Guajuvira, Unha-de-gato e Fumo-bravo.
Na região de Ilópolis, a equipe do 3º BABM verificou supressão recente de vegetação nativa ao longo do Lago Verde. As intervenções afetaram um sub-bosque de silvicultura de Pinus em área de 9.200 metros quadrados, comprometendo exemplares nativos e afetando uma Área de Preservação Permanente (APP), formada por nascentes que abastecem o lago.
Em Iraí, a operação identificou a destruição de 6.000 metros quadrados de vegetação nativa, também pertencente ao Bioma Mata Atlântica.
Nenhuma das intervenções flagradas possuía licença ou autorização do órgão ambiental competente. Os responsáveis pelas áreas foram identificados e autuados com Boletins de Ocorrência por crimes ambientais contra a flora.