Nesta segunda-feira (4/11), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), conduziu uma Operação de Fiscalização e Combate ao Desmatamento nos municípios de Ibirubá e Santa Bárbara do Sul. A operação foi motivada por denúncias anônimas que indicaram possíveis áreas de desmatamento e degradação ambiental.
Em Ibirubá, os policiais identificaram a supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, com árvores de espécies como Angico, Unha-de-gato, Fumo-bravo e Araucária sendo destruídas. Na propriedade, foram encontradas ainda duas toras de araucária, medindo 16,5 metros e 17,8 metros. A intervenção não possuía licença ou autorização do órgão ambiental.
Em Santa Bárbara do Sul, foram encontrados dois pontos de desmatamento, incluindo uma Área de Preservação Permanente (APP). Também nesses locais, não havia qualquer autorização ambiental para os manejos realizados.
Os responsáveis foram identificados e responderão por crimes contra a flora, com a emissão de Boletins de Ocorrência para formalização das infrações.