A Brigada Militar, por meio das equipes do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou nesta sexta-feira (01/11) a Operação Piracema 2024/2025 nos municípios de Marcelino Ramos, Nicolau Vergueiro e Ernestina, no Rio Grande do Sul. A ação teve como objetivo o combate à pesca ilegal e predatória, com patrulhamento em rios e barragens e fiscalização em acampamentos.
Em Marcelino Ramos, policiais militares realizaram patrulhamento aquático com barco a motor no Rio Uruguai. Durante a operação, foram localizados e apreendidos 140 metros de redes de pesca inseridas ilegalmente no leito do rio.
Nos municípios de Nicolau Vergueiro e Ernestina, o patrulhamento ocorreu na Barragem de Ernestina. Utilizando um drone, os policiais mapearam locais de acampamento e encontraram 120 metros de redes de pesca e 12 boias-loucas (esperas artesanais), equipamentos utilizados para captura de peixes. Todos os petrechos foram recolhidos, e os peixes presos às redes foram devolvidos ao ambiente aquático. Os itens apreendidos serão incinerados.
O defeso da Piracema, período de restrição da pesca para preservação da ictiofauna, é regulamentado por instruções normativas do IBAMA e busca garantir a reprodução e migração dos peixes. A restrição segue em vigor até 31 de janeiro de 2025.