Em ação conjunta realizada neste sábado, 2 de novembro, policiais do Pelotão de Patrulha Ambiental (PATRAM), da Força Tática e da Inteligência do 10º Batalhão de Polícia Militar (10°BPM) prenderam cinco pessoas envolvidas em caça ilegal e manutenção de animais silvestres em cativeiro no município de Vacaria, Rio Grande do Sul.
As autoridades chegaram ao local após receberem denúncia de atividades de caça. Um casal foi abordado próximo à propriedade, onde foram encontrados pele e cabeça de um quati abatido, além de um jacu também morto. Durante a vistoria em um galpão, os policiais localizaram munições, diversos equipamentos de caça e carne de um dos animais abatidos.
Em buscas adicionais, dois indivíduos foram localizados nas imediações, embora já sem as armas. Em outra propriedade rural, os agentes flagraram aves silvestres mantidas em cativeiro e apreenderam uma arma de fogo. Ao todo, cinco pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia.
Outros suspeitos envolvidos na caça ilegal conseguiram se esconder na mata, mas foram identificados e tiveram seus veículos apreendidos. Embora a arma encontrada estivesse registrada, ela foi retida devido ao flagrante do crime ambiental, e o Exército Brasileiro será notificado para a cassação do Certificado de Registro (CR).
A PATRAM lavrou os autos para inclusão no sistema online, possibilitando a emissão das infrações ambientais referentes aos crimes constatados.