Brigada Militar e SEMA resgatam aves silvestres em operação contra criação ilegal em Passo Fundo

Equipes do 3º Batalhão Ambiental e da SEMA realizam fiscalização e resgatam dezenas de pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro na cidade

Nesta quarta-feira (13/11), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), realizou uma operação de fiscalização em Passo Fundo para combater a criação ilegal de aves silvestres. A ação teve como base denúncias anônimas que apontaram quatro locais suspeitos de manter pássaros nativos em cativeiro sem autorização.

No primeiro endereço, localizado no bairro Vera Cruz, os agentes encontraram sete pássaros silvestres mantidos em gaiolas individuais. Além disso, foi identificada uma fêmea da espécie conhecida popularmente como Curió, anilhada, e um Azulão sem anilha ou registro. O morador declarou possuir um pássaro cadastrado no IBAMA e que estaria em processo de legalização das aves.

Em outro local na Vila Luiza, os fiscais resgataram 11 aves silvestres mantidas de forma ilegal em cativeiro. Já no bairro São Luiz Gonzaga, em uma residência, foram encontrados três pássaros silvestres em gaiolas.

Os responsáveis pelas aves não possuíam autorização do órgão ambiental competente para a criação amadora de passeriformes silvestres, registro obrigatório pelo Sistema de Cadastro de Criadores de Passeriformes Silvestres (SISPASS) do IBAMA. Diante disso, os infratores foram autuados em flagrante, com a lavratura de Termos Circunstanciados por crimes contra a fauna.

As gaiolas apreendidas serão destruídas, e as aves, das espécies conhecidas como Cardeal, Trinca-ferro, Coleirinho, Azulão, Canário-da-terra, Pássaro-preto e Curió, foram encaminhadas para avaliação médico-veterinária. Após a avaliação, os animais poderão ser reintegrados ao seu habitat natural.

Sair da versão mobile