A Brigada Militar comemorou 187 anos de história nesta quinta-feira (14/11) com a formatura de 399 novos soldados, que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). As solenidades aconteceram na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, e no Ginásio Esportivo Rutílio Kestering (Cirão), em Osório. A partir dos próximos dias, os novos efetivos se apresentarão nas unidades de todo o Rio Grande do Sul, contribuindo para a segurança pública da população gaúcha.
Durante a cerimônia em Porto Alegre, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou valores essenciais para os novos policiais. “Integração, legalidade, hierarquia e disciplina são fundamentais para o sucesso da segurança pública”, afirmou.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, ressaltou a dedicação dos brigadianos. “Agradecemos o trabalho incansável dos nossos 18 mil brigadianos, que enfrentam desafios diários para proteger a sociedade,” disse, referindo-se também às reduções históricas nos índices de criminalidade.
Destaques das cerimônias
Em Porto Alegre, 235 soldados foram formados, sendo 211 homens e 24 mulheres. Em Osório, foram 164, com 143 homens e 21 mulheres. O destaque entre os formandos foi o soldado Francys Eduardo Ferreira Sampaio, primeiro colocado geral com média 9,86.
Dos 399 formandos, 73 são oriundos de 18 estados diferentes e do Distrito Federal. Eles ingressaram no curso em dezembro de 2023, que teve carga horária de 1.630 horas, abrangendo disciplinas como Armamento, Munição e Tiro, Direitos Humanos e Técnicas Policiais.
Aumento de efetivo e novos concursos
A formação desses soldados faz parte do processo de renovação de efetivo da Brigada Militar, promovido pelo governo estadual. Nos últimos dois anos, mais de 600 praças foram formados, e novas turmas estão em andamento.
Com os concursos anunciados em novembro, que incluem 1.500 vagas para soldados e 150 para capitães, o Rio Grande do Sul alcançará o maior efetivo ativo da Brigada Militar dos últimos anos. A previsão é que, até abril de 2026, a ocupação dos quadros atinja 76%, um avanço em relação aos 64% de 2019.
Foto destaque: Formandos durante a cerimônia na APM, Porto Alegre – Crédito: Soldado Brenda/PM5.