A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou um patrulhamento aquático nesta quinta-feira (14/11) no Rio Uruguai, próximo ao município de Araribá. A ação faz parte da Operação CONSUD II, iniciada na quarta-feira (13/11), com o objetivo de reforçar a fiscalização nas divisas entre os estados.
Durante a operação, os policiais do 3º BABM intensificaram a vigilância no Rio Uruguai, na divisa com Santa Catarina. Como resultado, foram localizados dois covos — equipamentos predatórios usados na captura ilegal de peixes — e 290 metros de redes de pesca instaladas irregularmente no rio.
Os peixes presos às redes foram devolvidos ao ambiente aquático, enquanto os materiais foram apreendidos e estão destinados à incineração.
O Comando Ambiental da Brigada Militar ressalta que estamos no período da piracema, quando os peixes migram para as nascentes dos rios para desovar e reproduzir. O defeso da piracema, que proíbe práticas de pesca em determinados locais, permanecerá vigente até 31 de janeiro de 2025 em lagoas, barragens, corredeiras e rios do estado do Rio Grande do Sul.