Apesar de estar inelegível atualmente devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou confiança ao declarar que será candidato à presidência em 2026. Em entrevista à revista Veja, Bolsonaro afirmou ser o nome mais competitivo da direita para a corrida ao Planalto.
“Falam em vários nomes, Tarcísio, Caiado, Zema… O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, declarou.
Alternativas para reverter a inelegibilidade
Questionado sobre a possibilidade de reverter a inelegibilidade imposta pelo TSE, Bolsonaro listou algumas alternativas, como medidas no Parlamento e no Supremo Tribunal Federal (STF), além de esperar até o último momento para registrar a candidatura. “São injustiças, uma perseguição. O pessoal já sabe, mas preciso massificar isso entre a população”, afirmou.
“Depois, as alternativas são o Parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida. Não sou otimista, sou realista”, acrescentou o ex-presidente.