Aviões da Força Aérea Brasileira colidem durante voo de instrução em São Paulo

Na tarde desta sexta-feira, duas aeronaves T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) se chocaram durante um treinamento de cadetes na zona rural de Pirassununga, em São Paulo, onde está localizada a Academia da Força Aérea (AFA). De acordo com informações da FAB, um dos aviões conseguiu realizar um pouso seguro, enquanto o outro foi direcionado para uma área desabitada, minimizando os riscos.

Após a colisão, o piloto da aeronave em situação crítica realizou a ejeção com sucesso e foi rapidamente resgatado por uma equipe de salvamento da FAB. Para a operação, foi mobilizado um helicóptero Airbus H125M (H-50 Esquilo), que garantiu a evacuação do piloto. Ele foi encaminhado para avaliação médica e passa bem, segundo o último comunicado das autoridades.

O incidente aconteceu próximo à Rodovia Anhanguera, o que facilitou o acesso das equipes de emergência e contribuiu para o resgate ágil do piloto. As causas da colisão ainda estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que já iniciou a análise do ocorrido.

Este não é o primeiro acidente envolvendo aeronaves da FAB neste ano. Em outubro, um caça da FAB também caiu durante um treinamento no Rio Grande do Norte, em situação semelhante, com o piloto levando o avião para uma área sem habitações antes de se ejetar.

Sair da versão mobile