Alertas de temporais: calor e umidade trazem risco de tempestades no Centro-Sul do Brasil

Nos próximos dias, a atmosfera quente e úmida no Centro-Sul do Brasil elevará os riscos de temporais isolados, conforme os dados analisados pela MetSul Meteorologia. O calor intenso combinado com altos níveis de umidade cria condições propícias para o desenvolvimento de tempestades, especialmente durante as tardes e noites, quando o aquecimento diurno atinge seu ápice. Nuvens de grande desenvolvimento vertical, como Cumulonimbus, podem se formar, gerando tempestades localizadas, algumas com potencial para serem severas.

No estado de São Paulo, os alertas são mais críticos entre quinta e sexta-feira. Na quinta, as temperaturas devem ultrapassar os 35ºC na região da Grande São Paulo, favorecendo a formação de temporais com chuva forte e ventos intensos. Na sexta-feira, o risco de tempestades aumenta ainda mais, com previsão de núcleos de elevada refletividade indicando precipitações intensas em curto período. O cenário preocupa devido ao potencial de danos, como rajadas de vento, queda de granizo e descargas elétricas.

O Sul do Brasil também estará sob alerta nesta segunda metade da semana, com maior risco no Paraná, Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. No Centro-Oeste e Sudeste, os índices de instabilidade atmosférica indicam a possibilidade de temporais isolados, agravados pela combinação de baixa pressão atmosférica e altas temperaturas. Modelos meteorológicos, como o GFS, destacam elevação nos níveis de CAPE (energia potencial disponível para convecção), reforçando os riscos.

Embora os temporais possam variar em intensidade, há possibilidade de chuvas torrenciais em algumas localidades, causando transtornos pontuais. No último fim de semana, por exemplo, uma tempestade localizada provocou uma fatalidade em Uberlândia (MG). Os especialistas recomendam atenção redobrada, especialmente no fim de semana, quando a instabilidade atmosférica atinge seu pico em diversos estados do Centro-Sul brasileiro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo