Alerta de tempestades no Rio Grande do Sul: Defesa Civil emite orientações para os dias 1 e 2 de dezembro

A Defesa Civil emitiu um alerta para o Rio Grande do Sul devido à previsão de condições meteorológicas severas no domingo (1º) e na segunda-feira (2). O avanço de uma frente fria, associado a um sistema de baixa pressão sobre a Argentina e o calor e umidade vindos da região Norte do Brasil, deve causar tempestades com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em várias regiões do estado.

Domingo, 1º de dezembro:

Segunda-feira, 2 de dezembro:

À noite, a frente fria deve se afastar, e as instabilidades cessam gradualmente.

Terça-feira, 3 de dezembro:

A previsão é de tempo firme em todo o estado, devido à atuação de uma área de alta pressão.

Acumulados totais previstos:

Orientações da Defesa Civil:

Condição hidrológica:

Atualmente, os níveis dos rios estão em limiares de normalidade, com algumas estações da bacia do Taquari apresentando níveis baixos. Há tendência de elevação nas bacias da fronteira oeste que drenam para o rio Uruguai, onde os acumulados recentes chegaram a 170 mm entre Porto Mauá e Porto Lucena.

Foi indicado o grau de ALERTA (cidades em amarelo no mapa hidrológico) para todas as bacias hidrográficas do estado, devido ao risco de elevação de arroios, rios menores e alagamentos pontuais.

A Defesa Civil reforça a necessidade de monitoramento contínuo e atenção redobrada em áreas ribeirinhas e próximas a corpos d’água. Acompanhe atualizações pela Sala de Situação do Estado.

Sair da versão mobile